quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Saída é planejar a cidade

Para que tenhamos uma cidade mais humana e eficiente é necessário planejamento. Diante deste desafio o vereador Alodir Alves de Cristo realizou, em junho de 2010, um dos eventos mais importantes da câmara, o Fórum de Planejamento Urbano. Catorze conceituados especialistas em questões urbanas deram suas opiniões durante três dias. Um deles, o arquiteto Jorge Wilheim, que elaborou o primeiro Plano Diretor de Joinville, em 1964, voltou à cidade 46 anos depois para falar no Fórum e deixou uma lição importante: "é preciso que haja transparência nas ações de governo e capacidade de comunicação, nos dois sentidos, entre governo e sociedade". O arquiteto João Sette Whitaker Ferreira alertou que "os planos diretores não devem ser um ementário de tecnicismos, mas um acordo de toda a sociedade para nortear seu crescimento, reconhecendo e incorporando em sua elaboração todas as disputas e conflitos que nela existem".


O fruto deste trabalho já começou a aparecer. O professor Cristo conta que "depois do Fórum estamos elaborando a Lei do Ordenamento Territorial e aqueles debates nos ensinaram que devemos planejar não só o nosso município, mas que haja integração com os municípios vizinhos". O vereador lembra que a câmara já discute a criação da área metropolitana de Joinville, o que facilitaria a tomada de decisões na melhoria do transporte urbano, abastecimento de água, destinação do esgoto e resíduos sólidos, entre outros assuntos, na região.

Um outro assunto que mobilizou o interesse de todos foi o Fórum A Saúde Tem Remédio, organizado por Cristo, na Câmara dos Vereadores, nos dias 28 e 29 de maio de 2012. Mais uma vez foram tiradas conclusões que poderão servir para os novos gestores desta área. "Joinville tem o segundo pior serviço de atenção básica no Estado. A questão básica para a resolução desta falha não é apenas verbas, mas uma mudança de conceito. Deveremos melhorar o atendimento médico nos bairros para que seja possível desafogar os PAs e os hospitais", explica o professor Cristo. Ele também propôs a criação do Disk Saúde, onde o usuário do SUS poderia agendar as consultas através do telefone ou Internet. "Com ideias simples, mas eficientes, podemos facilitar a vida do cidadão", diz Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário